JOVENS CATÓLICOS

MUITAS VEZES DIZEM QUE OS JOVENS NÃO TEM
COMPROMISSO. POIS NÓS DIZEMOS AS VEZES NÃO QUEREM TER COMPROMISSO
CONOSCO.


quarta-feira, 3 de março de 2010

Como se fosse o ultimo Dia!


Outro dia desses passando de estação em estação de rádio, escutando bregas, forrós e...opa! CBN! notícia repetida...consegui escutar o final de uma música que dizia aquela velha frase de amarmos e agirmos como se hoje fosse nosso último dia, aquilo me fez pensar de um jeito diferente. Na verdade eu já me esqueci a quantidade de vezes que eu escutei essa expressão, esqueci a quantidade de vezes que tentei seguir isso sem ser infantil ou inconsequente até que eu esqueci dela. Como aquelas pessoas que sempre seguem na contra-mão me libertei e resolvi discordar dessa frase, comecei a achar tudo isso de "último dia" triste, fúnebre, sem sentido e vou explicar meus motivos. Senta que lá vem conversa.

O último dia das nossas vidas pode ser dividido em duas partes, uma é a normalidade onde tudo acontece segundo uma rotina antiga ou recente e a outra é um abismo que separa o nosso conhecimento da nossa fé. Como esse pode ser o dia mais especial da minha vida? Se pararmos pra pensar nos últimos dias de alguém sempre as lembranças são de coisas ruins: dor, saudade, tristeza, doença e finalmente a morte. Sendo a morte um calvário inevitável, sempre precedida de dor ou tristeza ou as duas juntas, como é que alguém, algum dia na vida já pôde pensar que nosso último dia podemos ser mais felizes que no outro, se metade dele são essas coisas ruins? Sem contar que aquele que vive eternamente seu último dia consegue ser intenso (até aí tudo bem), mas nunca vai conseguir visualizar sua vida no dia seguinte, um lance meio complicado esse de "último dia"!

Naquele momento esse repúdio ao último dia tomou conta de mim, porém abriu uma verdadeira cratera no filosofar das coisas: afinal que dia devemos viver? Lógico que a primeira resposta que surge é a mais óbvia: o presente. Mas essa não me satisfez ainda. O presente vivemos sempre e eu não vi muita poesia nisso. Eis que em um momento qualquer desse mesmo dia surgiu a idéia que me faltava! Devemos viver nossas vidas passageiras como se nosso dia fosse o primeiro dia da nossa vida!

Como eu ainda não tinha pensado nisso?! Existem dias mais bonitos que os primeiros? Lembramos ano-após-ano nosso primeiro dia na terra, presenteamos aquele que está nesta data feliz, comemoramos quando alguém vive essa data, brindamos, sorrimos, choramos e desejamos um futuro feliz, saudável, próspero e fértil. O dia em que conseguimos dar o primeiro passo sempre é uma alegria, é nosso melhor passo? lógico que não, mas nossos pais ficam felizes pelo nosso pequeno sucesso assim como nas primeiras palavras, primeiras histórias da escola, primeiro beijo, primeira namorada, primeiro fora...esses sim são dias especiais que nos fizeram crescer.

Eu poderia dizer aqui uma imensidão de "primeiros dias" ou "primeiras coisas" e mesmo quando eu estivesse cansado de escrever, ainda teria coisas pra contar. A verdade é que sempre celebramos nossa esperança quando pensamos nos primeiros dias. Nesses dias de lembranças é que conseguimos enxergar o quanto o nosso passo é mais firme, nossa fala mais eloquente, nossos amores mais sinceros e nossos beijos mais quentes. É que vemos quanto somos mais inteligentes, menos ansiosos, mais amigos e mais maduros.

Se vivermos nossas vidas como se ela tivesse acabado de começar, meu emprego como se fosse o primeiro, meu curso como se fosse o primeiro, meus amigos como se fosse a primeira vez que os vi, meu namoro como se tivéssemos acabado de nos conhecer, seríamos certamente mais humildes, mais dedicados, mais românticos, mais atenciosos.. .relevaríamos pequenas coisas como no início, dedicaríamos como no início, seríamos prudentes como no início, escutaríamos como no início, porém dessa vez de uma forma diferente, tudo isso seria feito com nossa experiência, com nossas vivências e cabelos brancos e se por ventura tudo desse mais uma vez errado não teríamos motivos pra muitos choros, afinal ainda teríamos uma vida inteira pela frente certo?!

Vivamos nossas vidas como se nosso dia fosse o primeiro dia de toda nossa vida e sejamos felizes!

Fonte: Site Caju - Casa da Juventude link abaixo.
http://www.comunidadecaju.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=155:primeiro-dia&catid=58:pensamentos&Itemid=93

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

Powered By Blogger